pt-ptes
Jornadas Relates 2017 - Lisboa Portugal

Meus caros colegas

A Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (SPTF) tem a honra de organizar as Jornadas de Rede RELATES, que pretendem ser um fórum de encontro, de partilha e de formação de profissionais oriundos de diferentes países, que têm em comum a sua experiência profissional como terapeutas familiares e interventores sistémicos, abertos e atentos aos problemas das nossas sociedades, com vínculos culturais comuns.

Esta Rede foi criada em 2003 e nas I Jornadas RELATES, foram apresentados os Estatutos que plasmam os objetivos e regulam o seu funcionamento, a Junta Directiva e a Revista Redes, que se configura como um veículo de difusão da Terapia Familiar Sistémica, que agrega os contributos científicos de todos os membros da Rede.

A Rede tem como principal objetivo a difusão, a promoção e o desenvolvimento da Terapia Familiar, mas alarga o seu foco aos contextos sociais e culturais envolventes, perspetivando uma intervenção sistémica nos serviços e instituições, dedicados nomeadamente, às áreas da saúde, educação, justiça e segurança social.

A dimensão formativa e de investigação constituem-se como pilares de referência, no sentido de alargar as perspetivas, fortalecer as dimensões teóricas e inovar as práticas entre os profissionais dos diferentes países. Para a concretização destes objetivos, são inúmeros os testemunhos do intercâmbio entre alunos e docentes, a realização de projetos de formação e de investigação, a partilha de técnicas e experiência clínica, assim como desenvolvimento de meios facilitadores da comunicação, do encontro e do enriquecimento de todos os profissionais envolvidos na Rede.

A vocação da RELATES em promover Acordos com as Escolas Sistémicas de cada país, tem como finalidade motivar e envolver nesta Rede colaborativa um número cada vez maior de participantes, com o benefício mútuo de intercâmbio e cooperação nacional e transnacional.

No presente a RELATES integra 41 Escolas Sistémicas, de 14 países.

No ano de 2016, realizaram-se a XII Jornadas Internacionais RELATES, em Lima (Perú), que contou com 350 participantes.

A organização da XIII Jornadas RELATES 2017 em Lisboa, constitui um enorme desafio para a Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar, pois assumimos o compromisso de dar continuidade ao sucesso dos eventos anteriores. É nosso desejo proporcionar todas as oportunidades de aprendizagem, troca de saberes, inovação, valorizando igualmente o encontro dos participantes oriundos de vários pontos do mundo, num espaço amistoso, estimulante e confortável de diversidade e de complementaridade.

 

Devo ainda salientar a importância da parceria estabelecida com o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia Clínica- Psicologia da Família e Intervenção Familiar –  PIDFIF, que integra a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e a colaboração recebida da Federação Espanhola de Associação de Terapia Familiar – FEATF, e da Associação Brasileira de Terapia Familiar – ABRATEF.

Muito gostaríamos de contar com a vossa presença neste projeto formativo, pois muito iria contribuir para a dignidade e o sucesso que queremos atingir.

É com imenso prazer e entusiasmo que contamos recebê-los em Lisboa!

Ana Maria Gomes

Presidente da SPTF

Preside a Comissão Organizadora